domingo, outubro 05, 2008

Aproxima-se o Dia D

Na passada sexta-feira foram marcadas para o próximo dia 14 de Outubro, as eleições para os corpos gerentes da Área Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, entidade que vai substituir as antigas regiões de turismo.

Mais que uma eleição o processo é antes um cooptação visto que os lugares estão perfeitamente definidos e previamente combinados. Como a pescada, antes de ser já o era, sabe-se que a presidência será atribuída ao socialista Joaquim Rosa do Céu e representará a sub-região da Lezíria do Tejo, pela sub-região do Médio Tejo e indicado pelo PSD será candidato Manuel Faria, que foi dirigente da Região de Turismo dos Templários, indicado pelo PCP surgirá Eufrázio Filipe, ex-presidente da Região de Turismo da Costa Azul, e que representa a Península de Setúbal.

Dei a este post o título em epígrafe, pois a partir desse dia vai cair o tabu, finalmente vai saber-se se Rosa do Céu acumulará o cargo de Presidente da maior Área Regional de Turismo do país com o cargo de presidente de câmara alpiarcense.

Bem vistas as coisas pelo seu trabalho e dedicação aos seus pelouros, mormente neste último mandato em que tem estado em regime de total permanência no executivo alpiarcense, a Sr.ª Dr.ª Vanda Nunes já merece uma oportunidade de mostrar o que vale.

Como um dia escreveu J.A.E. o Dr. Rosa do Céu seca tudo à sua volta e quanto a mim que sou raposa velha e matreira a Dr.ª Vanda tem estado condicionada a todos os níveis no desempenho do seu cargo e função.

Agora que se aproximam as eleições e que Rosa do Céu é já um homem muito ausente, nota-se que a Dr.ª Vanda tem muito mais Presença, está mais Segura e já se porta como Presidenta.

Sabemos que a Dr.ª Sónia Sanfona a nossa deputada não morre de amores pela Dr.ª Vanda e me parece que o sentimento é recíproco.

Trago este assunto à baila porquanto me parece que o Partido Socialista a nível local está a pressionar a Dr.ª Sónia para assumir a candidatura à próxima presidência, quanto a mim estão a lavrar num sério erro, a Dr.ª Vanda Nunes para além da enorme experiência autarca que lhe deram dois mandatos consecutivos, tem sido uma personalidade presente e muito empenhada, que, pese embora alguns erros de juventude tem sabido levar a água ao seu moinho e o trabalho feito na Educação e na Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça é sobejamente reconhecido e aplaudido por muita e muita gente. A Dr.ª Sónia além de ausente de Alpiarça, é uma personalidade conotada com a política de Sócrates o que se me afigura pernicioso em termos de submissão a sufrágio local. Alpiarça não gosta do "Engenheiro".

Além disso a Dr.ª Vanda é dona de uma enorme virtude a que muitos eleitores não são alheios: apesar de todas as críticas, a advogada têm-se mantido independente de partidos políticos e não se filiou no Partido Socialista como alguns têm exigido como condição sine qua non para ser cabeça de lista.

Nada mais errado! Para mim é muito mais fácil a Dr.ª Vanda como independente conquistar mais votos do que a Dr.ª Sónia que para além de muito ausente da política local, tem a tal conotação política.

Mesmo sujeito a ouvir os comentários mais infames, a Dr.ª Vanda Nunes pode contar com o apoio cá do velhote, porém a última palavra é do Partido Socialista!