O Presente Ausente
Com a minha idade por vezes temos a tendencia para nos referirmos a determinados factos socorrendo-nos com ditados populares, assim sendo aqui vai um: perdido o pastor tresmalhado é o gado!
Este adágio parece aplicar-se como uma luva ao Partido Socialista de Alpiarça com a mais que certa saída do “pastor” Rosa do Céu para o turismo as ovelhas já se juntam em redor de um novo pastor.
Se vivessemos em monarquia quase poderíamos dizer que rei morto rei posto mas como vivemos em republica e em Alpiarça teremos daqui a pouco um presidente de câmara ausente mas sempre presente através da sua delfim Vanda Nunes.
Apoiando esta solução sucessória encontramos o Movimento Civico “Alpiarça é a Razão” democráticamente e colegialmente liderado por Rosa do Céu.
Contra esta solução governativa, que desde há muito tem vindo a ser ensaiada, levantou-se o Partido Socialista com o seu lider local, Pedro Gaspar, com o apoio tácito da deputada, e por muitos desejada como candidata á presidência da autarquia, Sonia Sanfona.
Face a esta situação de impasse enfrentaram-se as duas forças na Junta de Freguesia de Alpiarça, qual bairro de Nova Iorque no século 19 retratado no filme “Os Gangues de Nova York”, e tal como no filme apenas uma das facções saiu vitoriosa sendo, por isso, proibido nos próximos tempos fazer-se, sob pena de excomunhão, qualquer referencia á facção derrotada.
Nos Gangues de Nova York o lider da facção derrotada morre mas deixa um sucessor, o seu filho, em Alpiarça o líder derrotado não morre, apenas pede a demissão, mas já deixa sucessor ele próprio ou a deputada Sonia Sanfona que em primeira análise não se sujeitaria a escrutínio dada a sua posição privilegiada na 1ª Comissão da Assembleia da Republica mas que face a esta derrota se sente na obrigação de ir em frente quanto mais não seja para uma desforra, nem que seja para mais uma derrota mas na qual caia de pé aureolada pela ousadia de ter defrontado o cacique de Alpiarça.
Com um panorama destes realmente apenas poderemos dizer como os politólogos que não são as oposições que ganham mas os governos que perdem, mas com as oposições que temos em Alpiarça o governo é obrigado a ganhar mesmo que não queira!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home