quinta-feira, novembro 23, 2006

Ropturas

Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça confesso que gostei da sua introdução á palestra proferida pelo Dr. Pacheco Pereira no passado dia 18 de Novembro no Pólo Enoturistico doa Patudos.
Começando por enaltecer o papel desempenhado pelo ilustre convidado tanto no campo do ensino como no campo político traçou depois uma breve biografia da qual destacou o facto de “com João Carlos Espada e Manuel Villaverde Cabral, ter fundado o Clube de Esquerda Liberal”, o que constituiu na sua opinião ser uma rotura no panorama politico vigente da altura e mais que essas "roturas eram uma coisa muito boa".
Pois muito bem Sr. Presidente chegou, á semelhança do que fizeram Pacheco Pereira, João Carlos Espada e Manuel Villaverde Cabral, de ser o senhor a efectuar a sua própria ruptura.
Não se trata de contribuir para a mudança de regime político do país mas sim numa mudança, para mim fundamental, na prática corrente na vida autárquica e o senhor tem poderes para isso e só não o fará se não quiser, passo a explicar:
1º Chame a si todos os pelouros que actualmente estão distribuídos aos vereadores.
2º Volte a distribui-los mas agora não segundo o critério da visibilidade e prestigio que cada um dá e em função de serem da maioria ou da oposição, mas segundo um critério de competência e sensibilidade para tratar dos assuntos inerentes aos pelouros.
3º Desenvolva um espírito de equipa entre todos os membros do Executivo Municipal no qual todos se sintam parte da solução da solução dos problemas e não na sua criação, todos teem valor e gostam de o ver reconhecido.
4º Reconheça na prática a importância que os funcionários teem no normal funcionamento da autarquia, premiando o mérito e empenho de uns e motivando os desmotivados, bastando para isso, por vezes, disponibilidade para os ouvir acerca dos problemas do seu local de trabalho e dizer-lhes que conta com eles para ultrapassar as dificuldades relatadas.
5º Estabeleça uma presidência de proximidade com os Alpiarcenses, mas com todos e não apenas com aqueles que supostamente votaram em si, coisa que nunca poderá saber, que o elegeram para seu Presidente, tenha presente que a campanha eleitoral já terminou e agora é altura de governar e que todos somos poucos para enfrentar as dificuldades que se aproximam verá também que, surpreendentemente, os seus conterrâneos não mordem e não são portadores de nenhuma doença contagiosa.
Eles apenas precisam que o senhor confie neles e eles poderem confiar em si.
6º Por ultimo deixe-me dizer-lhe que no futebol quando um jogador está em óptima posição para fazer golo e não remata perdendo de seguida a bola se diz que teve medo de ser feliz, pois senhor Presidente não tenha medo de ser feliz, remate para a baliza do futuro de Alpiarça marque golo e os alpiarcenses irão aplaudi-lo de pé.