sábado, agosto 11, 2007

Jantares à Sexta

Por mais que alguns se sintam chocados a verdade è que as colectividades em Alpiarça são cada vez mais, e ao contrário do que deveria ser dado objectivo que presidiu à sua criação, um terreno de luta politica e onde a campanha eleitoral se faz diária e duramente.
Foi noutras alturas o caso da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro e agora do Clube Desportivo “Os águias”.
Depois da derrota, por falta de comparência, da lista afecta ao Partido Socialista encabeçada, segundo se comentou na altura, por Valdemar Cinturão e a consequente vitória da lista apoiada pelo Partido Comunista Português, liderada por Armindo Pinhão, antigo Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, assistiu-se logo, no final da noite eleitoral, ao contra ataque do império com a interdição do parque de estacionamento dos Águias, para uns, ou largo dos Águias, para outros, ao veículos automóveis.
Pretendia-se com esta medida, não restam quaisquer duvidas, a asfixia económica do clube acabando com as suas fontes de receita o bar e as totolotarias e isto porque as pessoas no seu comodismo só não levam o carro para dentro dos locais que frequentam porque não podem.
Mas o que os socialistas alpiarcenses não contavam era com o engenho e a arte dos seus conterrâneos comunistas e eis que, depois de acabarem com os almoços no bar a partir de 1 de Agosto de 2008, os novos dirigentes inauguram os jantares de sexta feira realizados ao ar livre e onde uma multidão de voluntários, nunca vistos pelas redondezas, servem agora alegremente ás mesas dentro do espirito da boa tradição da Festa do Avante.
É um regalo para a vista ver os camaradas, que antes não frequentavam o clube, em alegre confraternização, não è que eu esteja contra, antes pelo contrário, mas gostaria muito mais que a motivação que os leva lá fosse outra nomeadamente o desenvolvimento da cultura e do desporto e não a demonstração da capacidade de mobilização de um qualquer partido politico.
Já Napoleão dizia que os exércitos marcham com o estomago e Hitler também soube aproveitar o encher de estômagos para conseguir a vitória eleitoral em 1933, parece que em Alpiarça o futuro económico do Clube Desportivo “Os Águias” passará pela capacidade que se tiver de encher os estômagos aos comunistas.
Amália Rodrigues, a nossa maior fadista, cantava que estranha forma de vida pois nós por cá vivemos um estranha forma de fazer politica com alianças impensáveis, à bem pouco tempo, entre o PCP e o PSD, com o deputado Vasco Cunha, Presidente da Distrital de Santarém do PSD ,em entrevista ao semanário O Mirante, a admitir uma possível coligação em Alpiarça para as próximas eleições autárquicas não disse com quem seria a coligação mas para bom entendedor meia palavra basta.
Lamentavelmente para todos nós, os projectos de natureza politico/pessoais estão acima de quaisquer outros em prol da comunidade e isto será um dos cancros que matará a nossa democracia.